Antes de sair de casa, pare e pense em qual o melhor percurso e meio de transporte. Pode parecer simples, mas isso tende a gerar uma grande economia no fim do mês. Leia o artigo completo e descubra dicas para gastar menos no combustível!
Ter uma organização financeira em dia é fundamental para manter o conforto e evitar estresse. Porém, quando falamos em locomoção, poucos sabem como economizar no transporte e reduzir os gastos recorrentes.
Ao descobrir seu gasto médio, seja com transporte particular ou público, fica mais fácil encontrar as melhores formas de economizar.
Além disso, para além dos gastos financeiros, ao se locomover, você também utiliza seu tempo. Por isso, é fundamental escolher o meio de transporte e o caminho ideal, para conseguir poupar tempo e dinheiro.
Pensando nisso, listamos algumas dicas importantes. A seguir, descubra como economizar no transporte!
Como economizar no transporte?
1. Faça uma análise do gasto mensal com gasolina
Para fazer uma análise de todo o gasto mensal e economizar com o carro, é ideal que você marque todos os gastos com o posto de combustível. Caso você use somente o cartão de crédito ou débito, essas informações ficam armazenadas na fatura e extrato. Ainda assim, há quem prefira anotar ou guardar as notas fiscais.
Se você ainda não conseguiu colocar na ponta do lápis o que vem gastando com gasolina, então comece a partir de agora. A dica é não se limitar apenas aos gastos com combustível, mas, sim, verificar tudo que se refere ao transporte, seja público ou individual.
Caso você tenha veículo próprio, considere todos os gastos que teve com ele dentro de 6 meses ou períodos mais longos. Assim, você vai ter que considerar as trocas de óleo e pneus, estacionamento, IPVA, seguros, entre outras despesas.
Ao compreender exatamente para onde está indo seu dinheiro, você poderá pensar como economizar no transporte. Para fazer o cálculo médio e descobrir quanto você gasta em combustível, basta dividir os quilômetros percorridos pela quantidade de litros abastecida.
A boa notícia é que alguns aplicativos já fazem todo o cálculo para você, como é o caso do Drivvo, Fuelio e do Sem parar, então basta inserir suas informações. Uma sugestão para conseguir economizar é pesquisar lugares próximos da sua casa que tenham combustível de qualidade e um preço que cabe no seu orçamento.
Lembre-se: não vale a pena abastecer o carro com um combustível ruim e pagar menos por ele. Assim como, não compensa ir ao posto mais distante e pagar mais barato.
2. Calcule qual seria o gasto fixo mensal com transporte público
Para calcular o gasto fixo mensal com transporte público, basta multiplicar o valor da passagem pelo número de dias em que você utiliza o transporte. Caso você pague duas passagens por dia, então multiplique o valor por dois.
Além do mais, se você usa o transporte todos os dias para trabalhar, também faça uma cotação para os seus dias de folga, afinal pode ser que você utilize o transporte público. Para organizar suas finanças e economizar no transporte público, você pode fazer uma planilha no Excel, comprar um planner ou baixar um aplicativo com o mesmo intuito.
3. Caminhe ou opte por bicicleta/patins para locais próximos
Fazer algumas atividades andando tende a ser positivo tanto para suas finanças como para sua saúde. Por isso, cada vez mais pessoas preferem deixar o carro na garagem e ir para o trabalho caminhando.
No caso das bicicletas, é fato que as ciclovias estão cada vez mais presentes nas grandes cidades, sendo uma solução para economizar e também para preservar o meio ambiente, afinal os automóveis emitem gases poluentes.
Atualmente, há quem prefira fazer suas atividades em duas rodas e deixar o carro apenas para viagens ou trajetos mais longos. Para quem não é fã do ciclismo, a dica é investir em patins ou skate. Vale lembrar que é fundamental sempre usar equipamento de proteção, como capacete e joelheiras, por exemplo.
4. Procure ou ofereça carona
Se você já tem um carro e costuma utilizá-lo todos os dias, que tal oferecer carona para pessoas que façam os mesmos percursos que você? Caso decida viajar, seja por lazer ou a trabalho, a dica é oferecer carona para poupar suas finanças.
Atualmente, existem alguns aplicativos de carona, como é o caso do Bla Bla Car, no qual você tem a possibilidade tanto de oferecer, como de procurar caronas. O aplicativo é extremamente seguro e eficiente, já que o motorista e o passageiro podem ser avaliados.
Vai viajar e prefere ir de ônibus? Procure promoções de passagens nas diferentes empresas. Um aplicativo que pode ser seu aliado é o Buser, com o foco em viagens de ônibus, o app oferece até 60% de descontos na compra das passagens.
5. Veja se o carro consome muita gasolina
Caso você já tenha carro, veja se o automóvel não está gastando muita gasolina. Reflita, pois pode ser o caso de trocar o veículo. Se você ainda não tem seu carro, pense muito bem antes de comprar, pois existem diversos gastos para mantê-lo. Portanto, manter um automóvel exige grande responsabilidade.
Para quem já tem carro, o conselho é evitar utilizá-lo em todas as atividades. Sempre que precisar sair de casa, pense em qual a melhor alternativa para economizar no transporte. Diversas vezes sai mais barato chamar um carro, ir de ônibus ou até mesmo a pé.
6. Use GPS para caminhos mais curtos
Para você não fazer caminhos longos e, consequentemente, gastar mais, prefira sempre utilizar o GPS. No mapa você consegue encontrar diferentes rotas e decidir qual a melhor.
Nesse sentido, quando sair de carro, seja para resolver algo ou realizar tarefas diárias, como mercado, padaria e farmácia, procure escolher os melhores caminhos e passe em todos os lugares que precisa. Assim, além de aprender a economizar na gasolina, você também aproveita melhor o seu tempo.
Dividir os gastos pode te ajudar a economizar!
Como você percebeu ao longo do conteúdo, oferecer ou pegar carona é uma excelente forma de economizar. Há quem sinta algum receio, porém nos dias atuais os aplicativos de transporte costumam pedir uma série de informações para os motoristas, deixando as viagens mais confortáveis e seguras.
Outro conselho é procurar pessoas que sempre façam o mesmo percurso que você, para combinar uma carona fixa. Em todo caso, se vai dividir despesas, conheça a Cumbuca, o app que permite dividir as contas com quem você convive e fazer pagamentos de forma rápida e prática.