Existem formas eficazes de economizar energia elétrica, passando por diversos equipamentos que podem gastar menos se você tomar medidas simples.
Uma das principais preocupações na vida de um casal é relacionada ao adequado controle das finanças. Em muitos momentos, será preciso cortar despesas para alcançar alguns objetivos. Então, na hora de verificar em que é possível poupar para que sobre dinheiro no fim do mês, surge a pergunta: como economizar energia elétrica?
Essa é uma das contas básicas que mais pesam no orçamento. Mas, se o casal tomar as atitudes corretas, vai descobrir que há muitas formas de reduzir a conta de luz.
Neste texto, vamos dar diversas dicas eficazes que vão fazer com que um bom dinheiro pare de ir para a companhia de energia e fique no seu bolso. Confira!
Como economizar energia elétrica?
Para economizar energia elétrica, você precisa encontrar formas eficazes de reduzir o uso de diversos equipamentos que utilizam essa fonte de energia.
O conceito é simples e todo mundo consegue entender como funciona na teoria. Porém, na hora de colocar em prática, pode ser muito mais difícil. Então, separamos diversas ideias que você pode implementar no seu dia a dia.
Priorize a iluminação natural
Ao apostar na iluminação natural, o casal evita que as luzes sejam usadas durante o dia e diminuem o consumo de energia.
Para fazer isso, aposte em cores claras nas paredes e no teto, deixe as janelas abertas se possível e, caso haja condições, construa entradas mais amplas por onde a luz do sol possa penetrar.
Tire os aparelhos eletrônicos da tomada
Muitos aparelhos eletrônicos, mesmo desligados, possuem pequenas luzes que gastam energia. Embora esse consumo seja mínimo, ele faz toda a diferença quando pensamos em diversos aparelhos nessas condições ao longo de um bom tempo.
Então, quando não estiver usando, tenha o cuidado de retirar todos os equipamentos da tomada.
Preste atenção ao estado dos eletrodomésticos
Eletrodomésticos em mau estado de conservação são verdadeiros vilões da conta de energia elétrica. Pois, se eles não estão funcionando da forma correta, podem aumentar o gasto de energia.
Fique atento a qualquer aparelho que esteja apresentando defeitos e que já perdeu algumas de suas características originais.
Reduza o uso de aparelhos elétricos
Pequenas mudanças de hábito podem fazer toda a diferença na hora de economizar energia. Por exemplo, evite ligar o ferro de passar para usar em apenas uma peça de roupa.
O correto é acioná-lo apenas quando houver uma boa quantidade de peças, já que ele é responsável por 7% do consumo de energia em uma casa.
Da mesma forma, é interessante usar a máquina de lavar apenas quando houver muitas roupas, assim você poupa energia e também água.
Adote alguns cuidados com a geladeira
Você sabe como economizar energia da geladeira? Isso pode parecer difícil, já que o aparelho precisa ficar ligado 24 horas. Mas é possível economizar ao tomar alguns cuidados simples:
- não coloque panelas quentes dentro do eletrodoméstico: ele gastará mais energia para refrigerá-las;
- mantenha a geladeira limpa. O acúmulo de gelo pode interferir em sua capacidade de resfriamento e fazer com que gaste mais eletricidade;
- só abra a porta da geladeira quando for necessário, assim você evita a entrada do ar;
- não deixe o eletrodoméstico perto do fogão;
- verifique se há problemas com a borracha de vedação e a substitua se for necessário;
- ajuste o termostato de acordo com a temperatura ambiente. Dias mais frios não exigem que o aparelho opere na máxima potência;
- evite colocar roupas para secar na parte traseira da geladeira.
Economize no uso do fogão
Nunca coloque o fogão próximo à geladeira, pois eles podem interferir no funcionamento um do outro. Além disso, prefira acionar as chamas em fogões a gás usando um fósforo ou isqueiro.
Reduza o consumo no uso do chuveiro
Não podemos falar sobre como economizar energia elétrica em uma residência sem mencionar o chuveiro. Pois, esse eletrodoméstico é um dos grandes vilões da conta de luz.
Para reduzir os gastos, procure tomar banhos mais curtos e desligue o aparelho ao se ensaboar.
Procure regular as opções de temperatura para posições mais econômicas e, se possível, evite tomar banhos quentes entre as 18 e 21 horas. Pois, são os horários em que a energia é mais cara devido ao grande número de usuários.
Evite dormir com a TV ligada
Pegar no sono com a TV ligada pode até ser muito agradável, mas não é nada bom para o seu bolso. Nesse tempo em que ninguém está assistindo, haverá um gasto desnecessário de energia. Então, você sabe como economizar energia da televisão?
Para evitar esse problema, muitas TVs modernas têm a função timer, em que você programa o horário para um desligamento automático.
Opte por lâmpadas de LED para economizar energia
As lâmpadas de LED consomem até 80% menos energia do que as lâmpadas convencionais. Se for possível, utilize essa tecnologia em toda a casa.
Além disso, jamais deixe qualquer lâmpada acesa sem motivo.
Opte por eletrodomésticos mais eficientes
Se você não sabe como economizar energia com eletrodomésticos, vamos a uma dica importante.
Você já deve ter percebido que os eletrodomésticos possuem uma etiqueta em que é apontada a eficiência energética. A classificação vai de E até A, em que E representa um aparelho menos eficiente.
Por isso, sempre procure por aparelhos com classificação A na escala de eficiência energética.
Como economizar energia na conta de luz?
Para economizar energia, você pode seguir todas as dicas acima e esteja sempre atento aos gastos desnecessários: eles são os grandes vilões na hora de poupar.
Fique atento a luzes acionadas sem necessidade, banhos muito longos e aquelas famosas aberturas da porta da geladeira “só para ver o que tem dentro”.
Qual horário que a energia é mais barata?
De forma geral, a energia é mais barata durante a madrugada, quando boa parte das pessoas está dormindo, e durante o dia, quando grande parte da população está no trabalho.
Então, dê preferência ao uso de 00:00 às 19:00, assim terá mais chances de pagar uma conta mais barata.
Quais são os aparelhos que mais consomem energia?
Agora que você já sabe como economizar energia elétrica, fique atento aos aparelhos que mais pesam em sua conta:
- Ar-condicionado;
- Geladeira;
- Chuveiro elétrico;
- Micro-ondas;
- Televisão.
As despesas de uma casa são sempre potencializadas pelo gasto de energia elétrica. É muito difícil viver no mundo moderno sem eletricidade, mas podemos tomar diversas medidas para não usar esse recurso quando ele não é realmente necessário.
Em uma residência, o uso da eletricidade é feito o tempo todo e de diversas formas. Mas, felizmente, sempre há maneiras de economizar e tudo depende de um olhar mais atento, que vai identificar rapidamente diversos pontos em que é possível poupar energia e dinheiro, sem perder a qualidade de vida proporcionada por essa tecnologia.
Essas dicas sobre como economizar energia elétrica foram úteis para você? Então, salve este texto para sempre ter acesso quando precisar tirar dúvidas.