Uma conta compartilhada traz a possibilidade de dividir os gastos sem abrir mão da independência das finanças, bem como apresenta facilidade e gratuidade de uso, entre outros benefícios.
Como é feita a divisão de contas na sua casa? Se você responder que uma pessoa é responsável pela maior parte dos pagamentos, saiba que essa é uma situação comum. Muito disso é derivado da dificuldade de dividir as despesas. Porém, existe uma alternativa: a conta compartilhada.
Ela evita aquela situação complicada de contar todos os centavos. Você também acha isso desagradável? Então, precisa conhecer essa opção. E, vale a pena reforçar, é diferente da chamada conta conjunta. Isso porque se mantém a independência das finanças.
Ou seja, é o melhor de dois mundos. Por isso, é útil conhecer essa modalidade. Se você tem curiosidade, leia este post. Aqui, vamos abordar:
- O que é conta compartilhada?
- Quais são as vantagens da conta compartilhada?
- Melhoria do controle de despesas e finanças do casal
- Acaba com as discussões o “climão” por causa de dinheiro
- Compartilhamento de espaço, com as finanças permanecendo individuais
- Quem pode abrir uma conta compartilhada?
O que é conta compartilhada?
A conta compartilhada é uma modalidade de serviço financeiro que permite a você dividir despesas com uma ou mais pessoas. Ela funciona de maneira similar a uma conta conjunta, mas tem uma diferença gritante: a possibilidade de separação das finanças com menos burocracias.
Na prática, funciona da seguinte forma: você faz o seu cadastro e convida quem quiser. Essas pessoas entrarão na conta compartilhada e poderão inserir um saldo. Assim, vocês compartilham as despesas, dividem as contas e fazem os pagamentos.
No entanto, cada pessoa tem o seu saldo específico. Ou seja, se você colocou R$ 1.000 e pagou R$ 500, o restante é somente seu. Os outros não podem mexer nesse dinheiro. É por isso que as finanças ficam separadas.
Além disso, todo o processo é fácil e prático. Dessa forma, você consegue utilizar a sua conta da maneira que quiser e ainda tem uma visibilidade maior de todas as contribuições e dos gastos. Ou seja, sem enrolações, contas infindáveis e problemas.
Diferença entre conta compartilhada, carteira digital compartilhada e conta bancária compartilhada
Você já entendeu o conceito de conta compartilhada. Porém, talvez ainda esteja em dúvida em relação à semelhança com outros dois termos: carteira digital e conta bancária compartilhada.
A carteira digital compartilhada é um aplicativo que armazena os dados de cartão de crédito ou débito, e até algum saldo em dinheiro, para fazer o pagamento de compras e boletos. A diferença é que o cartão fica no nome dos dois titulares. Portanto, sempre que ele é passado, o valor é descontado de ambos.
Portanto, não existe independência das finanças. Além disso, quando um paga, o outro também. Isso pode trazer mais problemas, porque é impossível fazer uma divisão correta dos valores — afinal, uma compra feita por você pode não ser responsabilidade do outro, certo?
Por sua vez, a conta bancária compartilhada é a famosa conta conjunta. Nela, você e outra pessoa são titulares. Por isso, têm os mesmos direitos e deveres. Além disso, o dinheiro também é utilizado por ambos, sem independência.
Dessa forma, se a outra parte gasta mais do que o planejado, você também acaba tendo prejuízo. Por todos esses fatores, entre conta compartilhada ou conta conjunta, a modalidade ideal é a primeira, já que o seu dinheiro continua sendo apenas seu.
Quais são as vantagens da conta compartilhada?
Pela explicação, você já percebeu que existem muitos benefícios nesse serviço financeiro. Ainda tem mais — e isso é uma forma de entender melhor como essa conta funciona. Por isso, listamos as vantagens a partir de agora. Veja!
Melhoria do controle de despesas e finanças do casal
Você e as pessoas com quem você compartilha a conta dividem os gastos, mas as despesas e as finanças continuam separadas. Isso porque cada um tem o seu saldo e suas contribuições e seus gastos ficam visíveis.
Portanto, você pode fazer um pagamento individual de um produto que será utilizado somente por você. Já a fatura da água pode ser dividida, definindo quando cada pessoa vai desembolsar.
Outra vantagem é fazer a divisão de pagamentos à vista. Por exemplo, sabe aquela janta que se torna um delivery de última hora? Você não precisa pagar 100% por ela. Na hora de fazer o PIX, pode definir por quanto cada pessoa incluída na conta vai se responsabilizar.
Acaba com o “climão” por causa de dinheiro
Chega no final do mês e você acaba discutindo porque acha que pagou mais do que a outra parte? Deixe de passar por esse problema e resolva sua vida financeira! Com a conta compartilhada, tudo fica bastante claro, inclusive, o valor das transações.
Com isso, todos sabem com qual quantia estão contribuindo e como a divisão de pagamento está sendo realizada. O resultado é contas equilibradas, sem ter problemas no final do mês.
Compartilhamento de espaço, com as finanças permanecendo individuais
Você cria a sua conta compartilhada e convida outras pessoas. Isso porque você terá um grupo e poderá chamar quem quiser. No entanto, o seu saldo é somente seu. Ou seja, sem chance de outra pessoa utilizar o seu dinheiro para fazer um pagamento sem autorização.
Especialmente, se for um usuário padrão. Vamos explicar: ao fazer a sua conta, você se torna um usuário administrador. Assim, é o principal do grupo, pode chamar outras pessoas e conceder o nível de permissão a cada uma delas. Ou seja, tem o poder em suas mãos.
Todos os outros podem ser:
- Usuários padrão: podem usar somente o seu saldo individual para fazer pagamentos. Conseguem visualizar as transações do grupo, verificar com quanto cada um contribuiu e baixar comprovantes, mas para por aí;
- Usuários administrador: podem usar os saldos individuais de todo o grupo na hora de fazer pagamentos. Além disso, detêm todas as permissões de quem tem perfil padrão.
Isso garante que você mantenha o usuário administrador na sua mão e conceda esse benefício somente a quem confia muito. Aliás, essa é a recomendação. Assim, as finanças ficam individuais até o ponto em que você desejar.
Facilidade de uso
A conta compartilhada é um app simples e intuitivo. Você consegue fazer o que precisa sem se preocupar com problemas. De toda forma, se tiver qualquer erro, pode contar com o suporte necessário.
Com relação aos pagamentos, você define quanto cada um pagará. Depois disso, é só esperar, porque o próprio app fará toda a distribuição da forma como ficou determinado. Ou seja, nada de ficar tendo dúvidas e fazendo contas.
Serviço grátis
Uma conta compartilhada na Cumbuca é gratuita para todos. Isso porque a monetização da empresa é derivada de outra forma. Assim, você tem a chance de usar o serviço sem se preocupar com valores, cobranças e taxas.
Quem pode abrir uma conta compartilhada?
Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode abrir a sua conta compartilhada. Na Cumbuca, também é necessário cumprir alguns requisitos. Por exemplo:
- Residir no Brasil;
- Ter o CPF regular na Receita Federal;
- Ter um smartphone compatível com o sistema operacional Android 5.0 ou superior e iOS 11 ou acima.
Viu como é fácil? Ter a sua conta compartilhada é mais fácil e vantajoso do que você poderia pensar. Agora, é só pensar nesses benefícios e tomar a sua decisão!
Então, que tal começar? Baixe o app de conta compartilhada da Cumbuca e aproveite para facilitar a sua vida financeira!