Fazer uma boa organização de orçamentos pessoais permite entender onde você está gastando muito dinheiro, como economizar e formas inteligentes de gerir suas finanças.
Como anda a organização de orçamento no seu dia a dia? Está sentindo que suas finanças estão ficando fora de controle?
Confira dicas importantes de como organizar seu orçamento pessoal. Também falaremos do método 50 30 20 para que possa implementá-lo em sua vida agora mesmo. Acompanhe!
O que é orçamento pessoal?
O orçamento pessoal consiste em uma rigorosa análise de sua vida financeira, geralmente feita mês a mês para ajudar a pagar todas as contas e poupar para fazer um investimento, uma viagem ou simplesmente construir uma reserva.
Então, é preciso incluir tudo o que se ganha, o que se gasta e seguir as regras estabelecidas para que as contas não saiam do controle.
Quais são os quatro passos de um orçamento?
Seja qual for o modelo de orçamento pessoal escolhido, na hora de colocá-lo em prática, você deve seguir 4 passos simples:
1. Calcule sua renda líquida
O primeiro passo é saber exatamente quanto ganha. Para isso, você deve considerar os seus rendimentos livres após aplicados todos os descontos, como tarifas bancárias, impostos, seguros e outros.
Ou seja, saiba qual é o valor exato que está disponível na conta todos os meses.
2. Faça um mapeamento de gastos
Para facilitar a organização, muitos modelos de orçamento individual e familiar aconselham que os gastos sejam divididos por categorias. Depois, é preciso definir uma porcentagem máxima de gastos em cada área.
Assim, você pode fazer um mapeamento, separando as despesas e tendo uma visão mais clara dos seus gastos.
3. Faça ajustes
Tendo em mãos um relatório de todos os seus gastos, fica muito mais fácil entender em que setores você está extrapolando, e promover ajustes.
Por exemplo, se perceber que gastou muito pedindo delivery no último mês, é possível se organizar para mudar essa situação no próximo ciclo. Para isso, defina uma regra, como pedir comida apenas 1 vez na semana.
4. Não abandone sua organização de orçamento
Ninguém consegue seguir todas as regras o tempo inteiro. Então, é possível que em um momento ou outro você gaste mais do que devia em alguma coisa.
Contudo, isso não pode acontecer com frequência. É preciso seguir o seu planejamento e cumprir as regras estabelecidas todos os meses.
Além disso, continue monitorando o orçamento e veja se é possível fazer novos ajustes. Só assim, você estará mais perto de uma vida financeira tranquila.
Quais as vantagens em organizar um orçamento pessoal?
Ao organizar o orçamento familiar, você terá uma ideia mais clara de sua real situação financeira e poderá planejar seus objetivos de forma mais consciente.
Para incentivá-lo a seguir nesse caminho de organização, separamos três benefícios interessantes:
1. Sem surpresas
Com o orçamento do mês sob controle, a pessoa sempre sabe quanto vai ganhar, quanto vai gastar e a quantia que vai sobrar.
É claro que a vida é dinâmica e em algum momento haverá variações. Mas, na maior parte do tempo, você não vai ter qualquer surpresa e estará mais preparado caso surja um imprevisto.
2. Evitar dívidas
Uma pessoa com o orçamento organizado sabe exatamente quanto pode gastar e se planeja melhor para adquirir qualquer item.
Assim, é muito mais difícil contrair as temidas dívidas, tão comuns na vida de pessoas que não se planejam adequadamente.
3. Alcançar objetivos financeiros
Alcançar objetivos financeiros a médio e longo prazo é a grande vantagem de investir na organização de orçamentos. Com as contas controladas, você consegue poupar, investir e alcançar metas, seja trocar de carro, viajar ou comprar a casa própria.
Como organizar um orçamento?
Para organizar um orçamento você precisa ter total controle sobre o seu dinheiro, sabendo exatamente quanto ganha, quanto gasta e com o que gasta.
Para ajudar, separamos mais algumas dicas de organização de orçamento. Confira!
Analise sua renda e gastos
Muitas pessoas não sabem exatamente quanto ganham e por isso ficam distantes de uma boa organização financeira.
Se você tem um trabalho fixo, pegue os comprovantes do seu pagamento e veja exatamente a quantia que está sendo depositada em sua conta e anote.
Em seguida, anote também os seus gastos, de forma minuciosa. É importante tentar lembrar-se de tudo e salvar os dados mais próximos da realidade.
Caso sua renda seja variável, o controle é um pouco mais difícil. Mas, tente estabelecer ao menos uma média dos seus ganhos e gastos.
O resultado não será totalmente preciso, mas vai ajudar muito em seus objetivos.
Estabeleça objetivos e prioridades
Pense em quais são os seus objetivos. Você quer fazer investimentos? Deseja economizar para comprar uma bicicleta nova?
Ao fazer isso, será possível definir no orçamento quais são as suas prioridades. Pois, com objetivos bem definidos, você consegue perceber melhor em que é possível economizar e quais são as áreas que demandam uma maior parte do orçamento.
Use aplicativos para organizar suas finanças
Organizar todos esses números manualmente não é uma tarefa fácil e com certeza vai gerar muita dor de cabeça.
Mas, você pode usar a tecnologia ao seu favor. Existem diversos aplicativos e planilhas por aí que ajudam nessa tarefa.
Por meio deles, você pode incluir seus ganhos e gastos, separar as contas por categorias e obter resultados mais precisos sem dificuldades.
Adote métodos de organização de orçamento
Cada um vai se adaptar melhor a determinadas regras de organização do orçamento. Mas, o importante é escolher um método que combine com você.
Esses métodos servem como um direcionamento, permitindo que você use o dinheiro de forma mais equilibrada por saber exatamente quanto poderá gastar em cada área.
O que é a regra 50 30 20?
Essa regra é um modelo de organização do orçamento em que você divide os gastos em três categorias e atribui uma porcentagem a cada uma delas.
- 50% para despesas essenciais. Nesse item, você deve incluir os gastos com aquilo que realmente precisa para viver, como moradia, compras de supermercado, água, luz, telefone e internet. No final, essas contas não podem ultrapassar 50% do seu orçamento;
- 30% para gastos flexíveis. Aqui você deve inserir os gastos que não são essenciais no dia a dia, mas que tem a sua importância. Geralmente, incluímos coisas que proporcionam bem-estar, mas que podemos viver sem elas. Por exemplo: assinaturas de streamings, viagens, fast food, bebidas e outros.
- 20% para metas financeiras. Inclua aqui aquilo que é importante para melhorar sua vida financeira, como poupar, investir ou pagar dívidas.
Esse método permite alguma flexibilidade. Por exemplo, se você deseja poupar uma quantia maior, pode tentar reduzir os gastos essenciais e os flexíveis para investir nessa área.
Porém, aumentar as duas primeiras porcentagens da lista não é muito vantajoso. Não ajudaria em sua situação financeira se você estabelecesse os gastos flexíveis em 60%, por exemplo.
Mas a regra 50 30 20 realmente funciona?
Sim. A regra funciona, pois permite que a pessoa direcione os gastos de uma maneira clara e concreta. Além de ser fácil de usar: pode ser adotada por quem está começando a se organizar.
Outra vantagem do método é que ele oferece parâmetros para que você faça mudanças em sua vida financeira e entenda melhor sua situação.
Por exemplo, se você gasta mais de 50% com despesas essenciais, pode ser um indício de que está levando um padrão de vida que não condiz com sua renda. O próximo passo é começar um processo de adaptação.
A organização de orçamento é fundamental para uma vida financeira saudável. A pessoa que sabe exatamente quanto ganha e quanto gasta, tem mais chances de fazer modificações pontuais para melhorar sua situação.
Os benefícios dessa prática são diversos, como evitar contrair dívidas, ter dinheiro para investir e realizar sonhos e viver uma vida mais tranquila, sem surpresas no orçamento.
Felizmente, é possível usar diversas ideias simples para organizar suas finanças. Você só precisa dar o primeiro passo, então estará mais perto dos seus objetivos e da tão almejada liberdade financeira.
Se quiser dar outro passo em direção a segurança financeira, confira nosso guia sobre como economizar e reduzir despesas.